Alunos: Francisca Vitória, Hávilla Mísia, Isabella Cordeiro, Jada Maria e João Gabriel.
1 - TEMA
Assunto: Saúde da Gestante
Título: Avaliação da qualidade de prestação de serviços nas UBS de Imperatriz, no atendimento às gestantes
Temática: Auditoria em enfermagem
2 - OBJETIVOS
2.1 Geral:
Analisar as situações relacionadas às condições de atendimento de saúde às gestantes, já que segundo alguns estudos apontam insatisfação relacionados a alguns aspectos das UBS, como o acolhimento recebido, discorrido de maneira negativa.
2.2 Específicos:
Colher informações sobre o atendimento nas UBS, se este realmente é satisfatório.
Analisar e promover ações que promovam a melhoria do atendimento ás gestantes nas UBS em bairros periféricos de Imperatriz.
3 - PROBLEMÁTICA
Qual a importância de um bom atendimento às gestantes nas UBS.
Qual a importância da melhoria do atendimento básico de saúde às gestantes.
4 - HIPÓTESE
Baseado na opinião pública e a celeuma do projeto
1. A gestante avalia positivamente ou negativamente a prestação de serviço na UBS.
2. A melhoria no atendimento vai otimizar os resultados, acompanhamento e desenvolvimento das gestações, trazendo mais segurança ás grávidas/gestantes.
3. Possíveis causas de má qualidade do produto ofertado: Falta de recursos mediante a gestão da UBS; Profissionais sem preparo básico; Falta de conhecimento por parte da gestante.
5 - METODOLOGIA
Pesquisa em sites e entre outros trabalhos sobre atendimento prestado nos postos de saúde, questionários de consulta pública sobre a saúde prestado pelo SUS com mulheres gestantes que estão em acompanhamento pré-natal nas UBS's de Imperatriz.
QUESTIONÁRIO
1- A UBS é limpa e
conservada (piso, paredes, banheiros e equipamentos)?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) POUCO
2- A sala de espera e
o consultório são confortáveis (cadeiras, claridade, ventilação, água)?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) POUCO
3- A equipe de saúde informa precisamente a data e o horário do serviço a ser prestado (consultas, exames, visitas domiciliares etc.)?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
4- As datas marcadas
para a realização de consultas e exames são cumpridas como prometidas?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
5-É fácil e rápido
conseguir realizar os exames solicitados e consultas de especialistas?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
6-A equipe de saúde
procura resolver, com rapidez, os problemas da gestante?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
7-As
explicações/orientações dadas pela equipe de saúde sobre o diagnóstico,
tratamento, evolução da doença e exames são claras, precisas e fáceis de entender?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
8-A equipe de saúde
utiliza a caderneta da gestante para anotar as orientações e/ou recomendações mais
importantes para a continuidade do tratamento prescrito?
( ) SIM ( ) NÃO
( ) AS VEZES
9-A UBS tem todo o
material e equipamentos necessários para que a equipe de saúde realize o atendimento
da gestante?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
10-A equipe de saúde
atende a gestante com educação e cortesia?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
11-A equipe de saúde
demonstra paciência e interesse para escutar as dúvidas, queixas, reclamações e
sugestões da gestante?
( ) SIM ( )
NÃO
( ) AS VEZES
12- A equipe de saúde
proporciona apoio emocional e moral a gestante, principalmente àquelas mais
debilitadas?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
( ) SIM ( ) NÃO ( ) AS VEZES
14-A gestante tem um
bom relacionamento com o profissional que faz seu pré-natal?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) POUCO
15- Como a gestante
avalia o atendimento de pré-natal na UBS?
( ) ÓTIMO ( ) BOM ( ) REGULAR ( ) PÉSSIMO
6 - JUSTIFICATIVA
Qual a finalidade da consulta de enfermagem?
Qual a importância desse atendimento prestado nos postos de saúde?
7- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A gravidez compreende um momento ímpar na vida de uma
mulher, e por isso, pode acabar provocando vulnerabilidade nas várias
demarcações sociais. Com base nos estudos realizados pelo Ministério da saúde. Ainda
são preocupantes os números de óbitos relacionados à precariedade da
assistência pré-Natal no Brasil. As mortes maternas , desse modo, podem ser
classificadas em diretas(resultam de complicações surgidas da gravidez) e
indiretas( decorrem de doenças pré-existentes que foram agravadas pelos efeitos
fisiológicos da gravidez). Ambas poderiam ser evitadas caso a assistência
pré-natal fosse empregada de maneira mais eficaz.
Segundo o gráfico acima, retirado do Caderno de atenção
básica de atendimento pré-Natal de 2012,
no período de 1990 a 2007 houve redução em todas as principais causas de morte materna. Por outro lado, ainda é exorbitante o número de jovens que morrem por causas obstétricas. Entre 1990 e 2007, a mortalidade materna na
adolescência variou entre 13% a 16% do total de óbitos maternos.
Essa fato auxilia à compreensão da importância da
assistência pré-Natal na gravidez e a correlação desta com a enfermagem.
O atendimento de qualidade em uma UBS consiste em 10
passos :
10
Passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica
1°
PASSO: Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 12ª semana de
gestação (captação precoce)
2°
PASSO: Garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários
à atenção pré-natal.
3°
PASSO: Toda gestante deve ter assegurado a solicitação, realização e avaliação
em termo oportuno do resultado dos exames preconizados no atendimento
pré-natal.
4°
PASSO: Promover a escuta ativa da gestante e de seus(suas) acompanhantes,
considerando aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais e não
somente um cuidado biológico: "rodas de gestantes".
5°
PASSO: Garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento
pré-natal, quando necessário.
6°
PASSO: É direito do(a) parceiro(a) ser cuidado (realização de consultas, exames
e ter acesso a informações) antes, durante e depois da gestação:
"pré-natal do(a) parceiro(a)".
7°
PASSO: Garantir o acesso à unidade de referência especializada, caso seja
necessário.
8°
PASSO: Estimular e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo
a elaboração do "Plano de Parto".
9°
PASSO: Toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de
saúde no qual irá dar à luz (vinculação).
10°
PASSO: As mulheres devem conhecer e exercer os direitos garantidos por lei no
período gravídico-puerperal.
(Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria
de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Atenção ao pré-natal de baixo risco /
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção
Básica. – Brasília :
Editora do Ministério da Saúde, 2012.
318
p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n°
32)
Essa
esquematização permite uma compreensão geral do processo que deve ser
percorrido pela gestante enquanto atendida nas UBS no decorrer dos meses, tendo em vista os deveres o papel do profissional enfermeiro dentro da equipe de
saúde , que se objetiva na dissertação.
As atribuições desse profissional incluem
orientação acerca da gestação, a realização do cadastro SisPreNatal e
fornecimento de Cartão de Gestante, que constituem delegações mais
burocráticas.
Os enfermeiros
também realizam a consulta de pré-natal nas gestações de baixo risco, solicitam
exames complementares, realizam testes rápidos, prescrevem medicamentos
padronizados como a suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico e
ocasionalmente os medicamentos para tratar DST's, orientam a vacinação,
identificam sinais de risco na gestação,
realizam exame clínico de mama e cito patológico do colo do útero. Ainda acrescidos de cuidados de cunho
socioeducativo como os grupos de gestantes e visitas domiciliares.
No entanto,
percalços gigantescos surgem entre a teoria e a aplicação desses protocolos de
assistência e torna o atendimento pré-natal de enfermagem nas UBS insuficiente
em alguns aspectos importantes. Algumas problemáticas apontadas por FIGUEREIDO
(2008) e relacionadas à qualidade no atendimento das UBS foram: a espera longa das gestantes nas filas para
marcar consultas, a dificuldade no estabelecimento de vínculo entre a gestante
e o enfermeiro devido ao rodízio profissional que faz com que sejam repetidas
informações outrora citadas e a divulgação reduzida das ações educativas que
seriam de grande proveito para as gestantes
8-FICHAMENTOS
GUERREIRO, Eryjosy Marculino. O cuidado pré-natal na atenção básica de saúde sob o olhar de gestantes e enfermeiros. Rev.Min.Enferm;16(3):315-323,Jul./set.,2012
O autor busca entender as concepções de clientes e enfermeiros acerca do atendimento pré-natal na atenção básica de saúde ressaltando as problemáticas que ainda envolvem o cuidado prestado às gestantes e puérperas. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, 11 enfermeiros da secretaria Executiva Regional IV de Fortaleza-CE e mais 18 gestantes foram entrevistados. No que tange os respectivos profissionais da saúde, foi ressaltado que um pré-natal com atendimento de qualidade é aquele com acolhimento, visão holística da mulher, número mínimo de seis consultas, referência e contrareferência, além de uma boa equipe para prestar os cuidados. Segundo eles o que atrapalha o cuidado pré-natal é a limitação na solicitação de exames, recursos escassos e falta de dinamicidade no trabalho em equipe.
Por outro lado, as gestantes consideraram essencial o uso das tecnologias, cuidado integral, uma boa relação de confiança entre cliente e enfermeiro e a assiduidade do profissional. Já como problemáticas foram lembradas as problemáticas de desumanização e a carência de informações. Portanto, é sugerida a melhora da qualidade da educação em saúde no pré-natal para fornecer instruções mais detalhadas para as gestantes acerca das suas necessidades como mulheres e mães.
SALES, Ana Karla Cruz de Lima. Educação em saúde na atenção básica para gestantes e puérperas. Juazeiro do Norte: Revista Interfaces, 2019.
O artigo prioriza a intervenção de educação de saúde e relata as condições em que ela foi realizada. Dessa forma, o intuito foi de melhorar as condições informacionais que levam ao pré-natal e ao puerpério de qualidade, tomando como base a definição de que a gestação é um momento único e intenso na vida da mulher que passa por mudanças emocionais, psicológicas, sociais e físicas e desta feita, fomenta vulnerabilidade da família. Por conseguinte, se discorreu sobre temáticas que interessam às gestantes, que foram abordadas na intervenção educacional como os benefícios e ressalvas dos exercícios físicos na gestação, a escolha do método de parto com destaque para o parto normal e também o pós-parto voltado para o bem-estar da mãe e do bebê.
A metodologia aplicada foi a de pesquisa ação, realizada nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, em Juazeiro do Norte (CE). Por meio da investigação, os pesquisadores identificaram a precariedade de informações que as gestantes tinham e promoveram a educação em saúde sobre temas pertinentes. Por fim, a pesquisa possibilitou uma análise mais precisa sobre o conhecimento das gestantes que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e avaliar os efeitos da educação em saúde.
FIGUEREIDO, PP,
Rossoni E. O acesso à assistência pré-natal
na Atenção Básica à Saúde sob a ótica das gestantes. Rev. Gaúcha Enfermagem,
Porto Alegre (RS), 2008, jun: 29(2): 238-45
O artigo discute
em que nível a atenção pré-natal executada nas UBS supre ao que é exigido pelo
binômio mãe-filho. Partindo dessa perspectiva, se usou de um estudo qualitativo
em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na qual
aplicaram uma entrevista. Alguns trechos dessas entrevistas foram transcritos
no decorrer da discussão de resultados, apontando as queixas principais das
gestantes e fundamentando-as. Dentre os problemas, foi apontada a demora para
marcar consultas, as falhas na comunicação entre gestante e enfermeiro e a
escassez de ações de cunho educativo.
SILVA, Raimunda.
Cartografia do cuidado na saúde da
gestante. Fortaleza, 2011.
O artigo
focaliza os processos ocorridos durante o atendimento pré-natal, tomando por
base a cartografia para estabelecer paralelos e correlações dentro dos
protocolos de atendimento. A representação gráfica foi elaborada com o intuito
de proporcionar uma visão nítida sobre os fluxos em curso no momento da produção
da assistência à saúde e permite a detecção de problemas. Já o campo de estudo
foram nove Unidades Básicas de Saúde na zona urbana de Juazeiro do Norte, Ceará.
Por fim, o fluxograma descritor permite identificar por onde se dá a entrada
das gestantes no processo pré-natal, seja por demanda espontânea ou rede
privada e percorre a execução dos exames e consultas de enfermagem e médicas.
SOUZA, Viviane
Barboza; ROECHKER, Simone; MARCON, Sônia Silva. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de
gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletrônica de
Enfermagem [internet]. 2011, abr/jun, 13(2): 199-210.
O presente
artigo reconhece a importância das ações educativas na implementação de uma assistência
de enfermagem em pré-natal bem estruturada. Para isso, focaliza a percepção das
próprias gestantes em Unidades Básicas de Saúde em Maringá. Participaram cerca
de 25 gestantes de cinco UBS diferentes, das quais foi feito estudo qualitativo
com base em entrevistas semi-estruturadas. As gestantes em sua grande maioria
reconheceram o papel dessa ações educativas e destacaram os esclarecimentos pertinentes
e, que uma vez adquiridos, podem evitar doenças e agravos durante a gestação.
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