quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

RESENHA

Essa pesquisa tem como objetivo verificar a qualidade do atendimento as gestantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Imperatriz - MA, através do ponto de vista de profissionais da enfermagem. Descrevendo o pré-natal de baixo risco realizado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), apresentando a abordagem centrada na pessoa (gestante) e apresentando o papel do enfermeiro no pré-natal de baixo risco. Sabe-se que o objetivo da assistência pré-natal é garantir um bom andamento das gestações de baixo risco, identificando adequadamente e precocemente os pacientes que possuem mais chance de apresentar uma evolução desfavorável (BRASIL, 2009).

No Brasil, diante da expansão da Atenção Primária e da atuação do enfermeiro no pré-natal de baixo risco na ESF, nota-se a necessidade de mais pesquisas de enfermagem, em como fazê-la com qualidade: 1)para um acompanhamento que visa o binômio mãe/bebê; 2) para a redução da mortalidade materna e fetal; 3) e a classificação de risco gestacional em todas as consultas, são muitas responsabilidades que recaem sobre esse profissional, e o enfermeiro precisa utilizar técnicas que favoreçam o cuidado integral dessas gestantes. Neste contexto, é primordial verificar o nível de qualidade que se incide sobre esses atendimentos, bem como, os desafios para a prestação desse cuidado integral.

Através dessa pesquisa, pretende-se contribuir para a discussão e análise sobre a forma como o enfermeiro, durante o acompanhamento pré-natal, pode realizar um acompanhamento integral, através de uma abordagem centrada. Identificado assim, riscos e vulnerabilidades que podem fazer com que essa gestante tenha maior possibilidade de mortalidade.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção a saúde, Departamento de ações pragmáticas estratégicas. Política nacional de atenção integral a saúde da mulher: Princípios e diretrizes. Brasília, DF. Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília, DF. Ministério da Saúde, 2012. 318 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Problemáticas

  

SEGUINTES PROBLEMÁTICAS 

 

1) Como os conhecimentos existentes e a idealização de melhorias em uma comunidade serão transformados, por meio desse projeto, em ações concretas para solucionar os problemas apresentados? 

 Os conhecimentos prévios e a idealização de suas melhorias sobre a qualidade do atendimento às gestantes nas UBS's de Imperatriz-MA, serão utilizados por meio desse projeto para identificar os problemas e pontos a serem trabalhados. Através da elaboração de um plano de intervenção para melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal em Imperatriz, pois este período exige muitos cuidados especiais. A assistência deve ser organizada para atender a real necessidade da população de gestantes, mediante utilização dos conhecimentos técnico-científicos existentes e dos meios e recursos disponíveis mais adequados para cada caso, o estudo voltado para auditoria em enfermagem obstétrica é um instrumento de controle da qualidade dos atendimentos prestados e através deste controle será possível intervir e implementar medidas efetivas para melhoria deste trabalho. 

 

2) Que escolhas devem ser realizadas, dentro desse projeto, para que essas soluções aconteçam de fato? 

Devem ser tomadas várias decisões para a implementação de melhorias efetivas ou garantindo o padrão de qualidade e ações que deveriam já estar sendo apresentadas, bem como recursos humanos segundo os princípios técnicos e filosóficos da assistência integral a saúde da mulher, área física adequada para atendimento a gestante e familiares, no centro de saúde, equipamento e instrumental mínimos, apoio laboratorial, instrumentos de registro e processamento e análise dos dados disponíveis, dentre outros citados pelo manual técnico de assistência pré-natal, todos esses fatores são importantes para dar suporte á gestante da melhor forma possível.   

 

3) Quais procedimentos caracterizam esses tipos de escolhas? 

Tendo em vista os objetivos que se pretende alcançar por meio do presente trabalho, realizar-se-á uma pesquisa de forma a atender às expectativas das propostas. As equipes que irão prestar essa assistência pré-natal precisarão de capacitações e suporte necessário de acordo com a problemática de constatada para poder oferecer um atendimento de qualidade às gestantes nas UBS. 

 

 


                  SEGUINTES PROBLEMÁTICAS - FONTES DE PESQUISA 

 

 

1) Quais são as fontes de pesquisas necessárias para leitura e posterior elaboração da resenha? 

Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação às defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. 

Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação às defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. 


2) Como organizar as informações obtidas?  

O fichamento foi uma técnica sugerida para facilitar a organização da documentação necessária a execução do trabalho, proporcionando uma maior acessibilidade as informações. Na perspectiva do pesquisador apresentar sucintamente o conteúdo de uma obra, ou os resultados de uma pesquisa científica foram trabalhados os resumos: indicativo ou descritivo, analítico ou informativo, crítico, resenha e a sinopse. 


3) elabore e organize as fichas bibliográficas. 

Em anexo. 

 

 

 

  QUESTÕES 



1. O que são paradigmas das ciências? 

Para Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos problemas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência. 

Com relação à ciência e sua atividade, os paradigmas servem como solucionadores de quebra-cabeças, como conjunto de regras e de leis que permitem aos cientistas resolver problemas teóricos e experimentais ou solucionar os quebra-cabeças internos ao seu paradigma. Nesse sentido, os paradigmas, ao mesmo tempo em que ordenam os fenômenos da realidade, veem neles também problemas e a esses problemas – ou quebra-cabeças – os paradigmas respondem com certas soluções modulares, internas à estrutura dos próprios paradigmas, tal como são os próprios problemas. 

 

2. Qual a influência da abordagem teórica na pesquisa? 

A abordagem teórica ou fundamentação teórica representa a base que irá sustentar toda a parte argumentativa na pesquisa acadêmica.  
 Assim, a fundamentação teórica é uma das partes mais importantes da pesquisa, uma vez que estará suportando todos os elementos argumentativos que darão significação e credibilidade à pesquisa, devendo ter sido realizados de forma minuciosa e baseado em fontes com credibilidade. 


3.Como definir qual será o mais adequado ao estudo? 

Existem diferentes tipos de pesquisa são aplicados de acordo com o objetivo e abordagem que o pesquisador deseja utilizar como método científico do seu estudo. 

Para saber qual o tipo mais adequado, o investigador precisa considerar a finalidade e o objetivo do seu trabalho, a abordagem que deseja usar, e os procedimentos escolhidos. 

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAS UBS DE IMPERATRIZ, NO ATENDIMENTO ÀS GESTANTES

 

Alunos: Francisca Vitória, Hávilla Mísia, Isabella Cordeiro, Jada Maria e João Gabriel.


1 - TEMA

Assunto: Saúde da Gestante

Título: Avaliação da qualidade de prestação de serviços nas UBS de Imperatriz, no atendimento às gestantes

Temática: Auditoria em enfermagem


2 - OBJETIVOS

2.1 Geral:

Analisar as situações relacionadas às condições de atendimento de saúde às gestantes, já que segundo alguns estudos apontam insatisfação relacionados a alguns aspectos das UBS, como o acolhimento recebido, discorrido de maneira negativa.


2.2 Específicos:

Colher informações sobre o atendimento nas UBS, se este realmente é satisfatório.

Analisar e promover ações que promovam a melhoria do atendimento ás gestantes nas UBS em bairros periféricos de Imperatriz.


3 - PROBLEMÁTICA

Qual a importância de um bom atendimento às gestantes nas UBS.

Qual a importância da melhoria do atendimento básico de saúde às gestantes.


4 - HIPÓTESE

Baseado na opinião pública e a celeuma do projeto

1. A gestante avalia positivamente ou negativamente a prestação de serviço na UBS.

2. A melhoria no atendimento vai otimizar os resultados, acompanhamento e desenvolvimento das gestações, trazendo mais segurança ás grávidas/gestantes.

3. Possíveis causas de má qualidade do produto ofertado: Falta de recursos mediante a gestão da UBS; Profissionais sem preparo básico; Falta de conhecimento por parte da gestante.



5 - METODOLOGIA

Pesquisa em sites e entre outros trabalhos sobre atendimento prestado nos postos de saúde, questionários de consulta pública sobre a saúde prestado pelo SUS com mulheres gestantes que estão em acompanhamento pré-natal nas UBS's de Imperatriz.

    QUESTIONÁRIO

1- A UBS é limpa e conservada (piso, paredes, banheiros e equipamentos)?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) POUCO

2- A sala de espera e o consultório são confortáveis (cadeiras, claridade, ventilação, água)?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) POUCO

3- A equipe de saúde informa precisamente a data e o horário do serviço a ser prestado (consultas, exames, visitas domiciliares etc.)?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

4- As datas marcadas para a realização de consultas e exames são cumpridas como prometidas?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

5-É fácil e rápido conseguir realizar os exames solicitados e consultas de especialistas?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

6-A equipe de saúde procura resolver, com rapidez, os problemas da gestante?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

7-As explicações/orientações dadas pela equipe de saúde sobre o diagnóstico, tratamento, evolução da doença e exames são claras, precisas e fáceis de entender?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

8-A equipe de saúde utiliza a caderneta da gestante para anotar as orientações e/ou recomendações mais importantes para a continuidade do tratamento prescrito?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

9-A UBS tem todo o material e equipamentos necessários para que a equipe de saúde realize o atendimento da gestante?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

10-A equipe de saúde atende a gestante com educação e cortesia?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

11-A equipe de saúde demonstra paciência e interesse para escutar as dúvidas, queixas, reclamações e sugestões da gestante?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

12- A equipe de saúde proporciona apoio emocional e moral a gestante, principalmente àquelas mais debilitadas?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

 13-A gestante consegue resolver os problemas relacionados à gestação na UBS?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) AS VEZES

14-A gestante tem um bom relacionamento com o profissional que faz seu pré-natal?

(  ) SIM                            (  ) NÃO                                  (  ) POUCO

15- Como a gestante avalia o atendimento de pré-natal na UBS?

(  ) ÓTIMO                           (  ) BOM                                  (  ) REGULAR                  (  ) PÉSSIMO


6 - JUSTIFICATIVA

Qual a finalidade da consulta de enfermagem?

Qual a importância desse atendimento prestado nos postos de saúde?


7- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A gravidez compreende um momento ímpar na vida de uma mulher, e por isso, pode acabar provocando vulnerabilidade nas várias demarcações sociais. Com base nos estudos realizados pelo Ministério da saúde. Ainda são preocupantes os números de óbitos relacionados à precariedade da assistência pré-Natal no Brasil. As mortes maternas , desse modo, podem ser classificadas em diretas(resultam de complicações surgidas da gravidez) e indiretas( decorrem de doenças pré-existentes que foram agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez). Ambas poderiam ser evitadas caso a assistência pré-natal fosse empregada de maneira mais eficaz.








Segundo o gráfico acima, retirado do Caderno de atenção básica de atendimento pré-Natal de 2012,  no período de 1990 a 2007 houve redução em todas as principais causas de morte materna. Por outro lado, ainda é exorbitante o número de jovens que morrem por causas obstétricas. Entre 1990 e 2007, a mortalidade materna na adolescência variou entre 13% a 16% do total de óbitos maternos.

Essa fato auxilia à compreensão da importância da assistência pré-Natal na gravidez e a correlação desta com a enfermagem.

O atendimento de qualidade em uma UBS consiste em 10 passos :

10 Passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica

1° PASSO: Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 12ª semana de gestação (captação precoce)

2° PASSO: Garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção pré-natal.

3° PASSO: Toda gestante deve ter assegurado a solicitação, realização e avaliação em termo oportuno do resultado dos exames preconizados no atendimento pré-natal.

4° PASSO: Promover a escuta ativa da gestante e de seus(suas) acompanhantes, considerando aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais e não somente um cuidado biológico: "rodas de gestantes".

5° PASSO: Garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário.

6° PASSO: É direito do(a) parceiro(a) ser cuidado (realização de consultas, exames e ter acesso a informações) antes, durante e depois da gestação: "pré-natal do(a) parceiro(a)".

7° PASSO: Garantir o acesso à unidade de referência especializada, caso seja necessário.

8° PASSO: Estimular e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do "Plano de Parto".

9° PASSO: Toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de saúde no qual irá dar à luz (vinculação).

10° PASSO: As mulheres devem conhecer e exercer os direitos garantidos por lei no período gravídico-puerperal.

(Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília :

Editora do Ministério da Saúde, 2012.

318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32)

 

Essa esquematização permite uma compreensão geral do processo que deve ser percorrido pela gestante enquanto atendida nas UBS no decorrer dos meses, tendo em vista os deveres o papel do profissional enfermeiro dentro da equipe de saúde , que se objetiva na  dissertação.

 As atribuições desse profissional incluem orientação acerca da gestação, a realização do cadastro SisPreNatal e fornecimento de Cartão de Gestante, que constituem delegações mais burocráticas.

Os enfermeiros também realizam a consulta de pré-natal nas gestações de baixo risco, solicitam exames complementares, realizam testes rápidos, prescrevem medicamentos padronizados como a suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico e ocasionalmente os medicamentos para tratar DST's, orientam a vacinação, identificam sinais de risco na gestação,  realizam exame clínico de mama e cito patológico do colo do útero.  Ainda acrescidos de cuidados de cunho socioeducativo como os grupos de gestantes e visitas domiciliares.

No entanto, percalços gigantescos surgem entre a teoria e a aplicação desses protocolos de assistência e torna o atendimento pré-natal de enfermagem nas UBS insuficiente em alguns aspectos importantes. Algumas problemáticas apontadas por FIGUEREIDO (2008) e relacionadas à qualidade no atendimento das UBS foram:  a espera longa das gestantes nas filas para marcar consultas, a dificuldade no estabelecimento de vínculo entre a gestante e o enfermeiro devido ao rodízio profissional que faz com que sejam repetidas informações outrora citadas e a divulgação reduzida das ações educativas que seriam de grande proveito para as gestantes

8-FICHAMENTOS

GUERREIRO, Eryjosy Marculino. O cuidado pré-natal na atenção básica de saúde sob o olhar de gestantes e enfermeiros. Rev.Min.Enferm;16(3):315-323,Jul./set.,2012

 O autor busca entender as concepções de clientes e enfermeiros acerca do atendimento pré-natal na atenção básica de saúde ressaltando as problemáticas que ainda envolvem o cuidado prestado às gestantes e puérperas. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, 11 enfermeiros da secretaria Executiva Regional IV de Fortaleza-CE  e mais 18 gestantes foram entrevistados. No que tange os respectivos profissionais da saúde, foi ressaltado que um pré-natal com atendimento de qualidade é aquele com acolhimento, visão holística da mulher, número mínimo de seis consultas, referência e contrareferência, além de uma boa equipe para prestar os cuidados. Segundo eles o que atrapalha o cuidado pré-natal é a limitação na solicitação de exames, recursos escassos e falta de dinamicidade no trabalho em equipe.

Por outro lado, as gestantes consideraram essencial o uso das tecnologias, cuidado integral, uma boa relação de confiança entre cliente e enfermeiro e a assiduidade do profissional. Já como problemáticas foram lembradas as problemáticas de desumanização e a carência de informações. Portanto, é sugerida a melhora da qualidade da educação em saúde no pré-natal para fornecer instruções mais detalhadas para as gestantes acerca das suas necessidades como mulheres e mães.

 

SALES, Ana Karla Cruz de Lima. Educação em saúde na atenção básica para gestantes e puérperas. Juazeiro do Norte: Revista Interfaces, 2019.

O artigo prioriza a intervenção de educação de saúde e relata as condições em que ela foi realizada. Dessa forma, o intuito foi de melhorar as condições informacionais que levam ao pré-natal e ao puerpério de qualidade, tomando como base a definição de que a gestação é um momento único e intenso na vida da mulher que passa por mudanças emocionais, psicológicas, sociais e físicas e desta feita, fomenta vulnerabilidade da família. Por conseguinte, se discorreu sobre temáticas que interessam às gestantes, que foram abordadas na intervenção educacional como os benefícios e ressalvas dos exercícios físicos na gestação, a escolha do método de parto com destaque para o parto normal e também o pós-parto voltado para o bem-estar da mãe e do bebê.

A metodologia aplicada foi a de pesquisa ação, realizada nas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, em Juazeiro do Norte (CE). Por meio da investigação, os pesquisadores identificaram a precariedade de informações que as gestantes tinham e promoveram a educação em saúde sobre temas pertinentes. Por fim, a pesquisa possibilitou uma análise mais precisa sobre o conhecimento das gestantes que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e avaliar os efeitos da educação em saúde.

FIGUEREIDO, PP, Rossoni E. O acesso à assistência pré-natal na Atenção Básica à Saúde sob a ótica das gestantes. Rev. Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre (RS), 2008, jun: 29(2): 238-45

O artigo discute em que nível a atenção pré-natal executada nas UBS supre ao que é exigido pelo binômio mãe-filho. Partindo dessa perspectiva, se usou de um estudo qualitativo em uma Unidade Básica de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na qual aplicaram uma entrevista. Alguns trechos dessas entrevistas foram transcritos no decorrer da discussão de resultados, apontando as queixas principais das gestantes e fundamentando-as. Dentre os problemas, foi apontada a demora para marcar consultas, as falhas na comunicação entre gestante e enfermeiro e a escassez de ações de cunho educativo.

 

SILVA, Raimunda. Cartografia do cuidado na saúde da gestante. Fortaleza, 2011.

O artigo focaliza os processos ocorridos durante o atendimento pré-natal, tomando por base a cartografia para estabelecer paralelos e correlações dentro dos protocolos de atendimento. A representação gráfica foi elaborada com o intuito de proporcionar uma visão nítida sobre os fluxos em curso no momento da produção da assistência à saúde e permite a detecção de problemas. Já o campo de estudo foram nove Unidades Básicas de Saúde na zona urbana de Juazeiro do Norte, Ceará. Por fim, o fluxograma descritor permite identificar por onde se dá a entrada das gestantes no processo pré-natal, seja por demanda espontânea ou rede privada e percorre a execução dos exames e consultas de enfermagem e médicas.

 

SOUZA, Viviane Barboza; ROECHKER, Simone; MARCON, Sônia Silva. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletrônica de Enfermagem [internet]. 2011, abr/jun, 13(2): 199-210.

O presente artigo reconhece a importância das ações educativas na implementação de uma assistência de enfermagem em pré-natal bem estruturada. Para isso, focaliza a percepção das próprias gestantes em Unidades Básicas de Saúde em Maringá. Participaram cerca de 25 gestantes de cinco UBS diferentes, das quais foi feito estudo qualitativo com base em entrevistas semi-estruturadas. As gestantes em sua grande maioria reconheceram o papel dessa ações educativas e destacaram os esclarecimentos pertinentes e, que uma vez adquiridos, podem evitar doenças e agravos durante a gestação.