TEMÁTICA: SAÚDE DA GESTANTE - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA GESTANTE
DISCENTE: HÁVILLA MÍSIA BARBOSA DA COSTA
SITUAÇÃO PROBLEMA: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA GESTANTE
Problematização:
A atenção primária à saúde constitui o primeiro contato entre a população e sistema de saúde pública. Nessa fase, processos de avaliação técnica e diagnósticos, bem como o acolhimento do cidadão são essenciais para a manutenção dos cuidados de saúde de uma comunidade em questão.
Em abril de 2021, o Ministério da Saúde criou um incentivo financeiro específico para o desenvolvimento de estratégias de apoio à gestação, pré-natal e puerpério em face ao cenário pandêmico (''Ministério da Saúde libera R$ 247 milhões para programa de apoio a grávidas11, Poder 360°,2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/coronavirus/ministerio-da-saude-libera-247-milhoes-para-programa-de-apoio-a-gravidas/. Acesso em: 07 de novembro de 2021).
Esse esforço público foi elaborado com base nas complicações já existentes no atendimento à gestante agravaram na situação de emergência da saúde pública correlacionada à crise financeira.
Portanto, também considerando o impacto desse fenômeno na parcela de gestantes mais vulneráveis, levanta-se a questão: ''Quais as condições do atendimento básico de saúde oferecido às gestantes nos bairros periféricos de Imperatriz?''
Referências bibliográficas
https://www.poder360.com.br/coronavirus/ministerio-da-saude-libera-247-milhoes-para-programa-de-apoio-a-gravidas
Sem comentários:
Enviar um comentário